Home NOTÍCIAS Cristiano Ronaldo sem time? Isso mesmo. O jogador português...

Cristiano Ronaldo sem time? Isso mesmo.

O jogador português Cristiano Ronaldo teve seu contrato com o time inglês Manchester United encerrado. Veja os motivos.

Veja o que se sabe sobre o futuro de Cristiano Ronaldo
Veja o que se sabe sobre o futuro de Cristiano Ronaldo

O fim de um contrato

Manchester United e Cristiano encerram relação

Um dos mais famosos jogadores de todos os tempos de Portugal – provável mesmo que o mais famoso – o mundialmente conhecido Cristiano Ronaldo, agora está sem emprego. Isso mesmo! Na semana passada, foi anunciada a notícia bombástica do fim de sua relação contratual com o time inglês Manchester United, que estava prevista para durar até junho de 2023.

De acordo com a nota do clube, a decisão foi de comum acordo entre as partes. No anúncio oficial, a equipe agradeceu ao jogador por sua participação, que soma mais de 7 anos e tendo como resultado a marca de 145 gols nas 346 partidas em que esteve presente ao longo de dois períodos distintos como contratado (uma média de 0,39 gol por partida).

A direção do time liberou a notícia a apenas dois dias antes da estreia da Seleção Portuguesa na Copa do Mundo de futebol masculino 2022, realizada no Catar, Oriente Médio. O astro dos campos se pronunciou de forma tranquila nas redes sociais, evitando potencializar a polêmica sobre o assunto, que já tomava a mídia esportiva há alguns meses, dizendo que ama o time e que isso nunca irá mudar, mas que é o momento de procurar um novo desafio em sua carreira.

Os motivos para a saída

O jogador, hoje está com 37 anos (nascido em 1985, na cidade de Funchal). Já havia atuado no time inglês, por exemplo, durante uma longa temporada, a saber, entre 2003 e 2009, entre seus 18, como principiante na carreira futebolística aos 24 anos, já consagrado, onde teve um bom desempenho, se destacando muito, vindo a conquistar o prêmio Bola de Ouro e a Liga dos Campeões, ambas no ano de 2008.

Voltou então em 2021, ano passado, com uma contratação multimilionária. Apesar de ter tido menos sucesso, ainda assim foi o artilheiro, marcando 24 gols em 39 partidas. Nessa sua segunda passagem, acrescente-se, houve atritos com o técnico, o holandês Erik Ten Hag e alguns outros problemas, caracterizando uma relação conturbada.

Cristiano não participou da última pré-temporada pelo time e deixou o banco de reservas. Abandonou a equipe durante uma partida, demonstrando sua insatisfação com o técnico, que ficou furioso. Em algumas de suas últimas partidas também não houve bom desempenho em campo. Com direito a uma derrota humilhante, de 4 a 0 contra o Brentford, da Inglaterra.

Houve também um episódio de agressão contra um torcedor, levando-o a ser punido. E além disso, recentemente, por exemplo, ele declarou à imprensa que havia sido traído pela direção do time, com muitas críticas. Com toda essa lista de polêmicas, a direção do time iniciou o processo rescisão de contrato com o craque.

O que se sabe sobre o futuro de Cristiano Ronaldo

Depoimento de um colega e balanço da carreira

Mesmo em meio a toda uma repercussão negativa na mídia, um colega de campo do português, contudo, fez declarações positivas sobre ele recentemente. O atacante Marcus Rashford, do time Red Devils e da Seleção Inglesa declarou, cinco dias após a decisão ter sido levada a público, que teve uma experiência incrível com Cristiano Ronaldo enquanto estiveram juntos no Manchester United.

Apesar dos últimos momentos não terem sido tão positivos para o astro dos campos. Cristiano já fez história, deixou uma marca nas estatísticas do futebol português, europeu e mundial. Caso encerrasse hoje sua carreira, o histórico alcançado já é invejável. No cômputo geral, em mais de 1.000 jogos marcou mais 800 gols.

Foram mais de 900 jogos por diversas equipes de Portugal e de outros países europeus. Nos principais campeonatos, a saber, onde cravou mais de 700 gols, uma média de quase 0,8 por partida. Foram conquistados 3 Campeonatos da Inglaterra, 2 Campeonatos da Itália, 2 Campeonatos da Espanha e 5 Ligas dos Campeões pelas equipes.

Na Seleção Portuguesa, por exemplo, onde ocupou a posição de capitão, se fez presente em 193 partidas. Contando com 118 gols feitos (0,6 por partida), conquistando um Campeonato Europeu de Seleções (2016). O melhor resultado de Portugal, e já está em sua quinta Copa do Mundo, passando por quase todos os continentes (Alemanha 2006, África do Sul 2010, Brasil 2014, Rússia 2018 e Catar 2022), tendo ficado os portugueses em quarto lugar em 2006 na Alemanha.

A melhor posição desde o terceiro lugar em 1966 na Inglaterra. Os reconhecimentos acumulados por atuação nos gramados são: 2 vezes eleito o melhor jogador do mundo(2016 e 2017). Além de 5 bolas de ouro (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017) e 4 vezes considerado o melhor jogador da Europa (2008, 2014, 2016 e 2017).

O Futuro do craque

Os próximos passos da carreira

Há diversas especulações circulando na mídia sobre o destino do jogador português, mas nada é dado certo. Um dos empecilhos é seu salário, considerado muito alto, visto que construiu seu nome como craque, em função de todos os resultados citados anteriormente.

Atualmente muitos times já estão financeiramente comprometidos, por exemplo, com a presença de outras grandes e caríssimas estrelas do futebol (o francês PSG, por exemplo, conta com o brasileiro Neymar). Nada menos que 500 mil libras esterlinas por semana – quase três milhões de reais – é o que estava recebendo o jogador pelo Manchester United.

Uma possível saída é a janela de transferência entre os times da Liga dos Campeões da UEFA – Uniões das Associações Europeias de Futebol, que vai abrir em janeiro de 2023, podendo Cristiano optar entre 16 equipes do continente. Mas o destino final pode ser até alguma equipe fora da Europa, em mercados alternativos, como nos países árabes e até na distante Austrália.

Em suma, como Cristiano Ronaldo já se aproxima dos 40, restariam apenas mais alguns anos de atuação nos campos. Mas caso venha Portugal a conquistar seu primeiro título no Mundial, o jogador irá se aposentar, conforme o já chegou a dizer. E com todo o dinheiro já feito por ele na brilhante carreira, não seria lá uma aposentadoria desconfortável, não é mesmo?