Home NOTÍCIAS Paris Fashion Week 2024: Criatividade e Moda O evento...

Paris Fashion Week 2024: Criatividade e Moda

O evento que reúne modelos, designers e apreciadores do mundo da moda de todos os lugares, está inovando nas passarelas e trazendo novas tendências à tona


De 26 de fevereiro a 5 de março de 2024, Paris se transformou no epicentro mundial da moda, acolhendo a extravagância e o glamour da Paris Fashion Week. A temporada outono/inverno 2024-2025 desdobrou-se como um mosaico vibrante de tendências, onde as coleções de designers renomados se entrelaçaram com as propostas audaciosas de talentos emergentes, em um verdadeiro espetáculo de criatividade e inovação.

Neste período, locais como o Grand Palais Éphémère, o Palais de Tokyo e a Galerie Lafayette, vibraram com a energia e o entusiasmo dos aficionados por moda, que vieram de todos os cantos do mundo para testemunhar um festival de estilos, cores e texturas. Os locais históricos da cidade, de museus a espaços de eventos icônicos, serviram de cenário para as apresentações, cada um adicionando uma camada de encanto e sofisticação ao evento.

A diversidade das coleções apresentadas refletiu a riqueza do panorama da moda atual. Os designers exploraram uma ampla gama de temas, desde a nostalgia revisada com uma lente moderna até conceitos futuristas, passando por um compromisso renovado com a sustentabilidade e a inclusão. As passarelas se tornaram palcos onde diálogos entre tradição e inovação foram tecidos com habilidade, oferecendo visões que desafiavam as convenções e propunham novos caminhos para a moda.

Desfiles Marcantes

A Paris Fashion Week foi palco de diversos desfiles memoráveis, que apresentaram as coleções de designers renomados e talentos emergentes. Entre os destaques, podemos citar o desfile da Saint Laurent, que apresentou uma coleção ousada e sensual, com peças em tons sóbrios, decotes profundos e fendas vertiginosas. As modelos desfilaram com atitude e confiança, ostentando cabelos lisos e maquiagens minimalistas.

A maison Dior também encantou com uma coleção com tons frios e sóbrios, trazendo de volta algumas tendências da marca nos anos 1960. A presença de sobretudos, alfaiataria e as cores escolhidas acrescentam um ar de look de escritório chique e moderno. A Chanel traz de volta às passarelas o couro preto e visuais sensuais e misteriosos.

As modelos desfilaram com diferentes modelos de jaquetas, sobretudos, saias e calças em couro, trazendo muita elegância e modernidade. Já a marca francesa, Louis Vitton, apresentou uma coleção toda baseada no estilo cowboy, com materiais diferenciados e conjuntos bem estampados, o novo diretor criativo, Pharrell Williams trouxe o Velho Oeste Americano para as passarelas.

Visuais Marcantes de Famosos no Paris Fashion Week 2024

A supermodelo Kate Moss, junto de Zoe Kravitz, Olivia Wilde e outros grandes nomes brilharam na plateia como musas da Yves Saint Laurent e com roupas com tons terrosos e escuros. O cinza escuro foi a cor que reinou no look maravilhoso de Jennifer Lawrence, formado por um terninho de 3 peças para o desfile da Dior. Seguindo o mesmo estilo de ternos, cores escuros e óculos escuros, Natalie Portman e Rosalía compareceram ao mesmo evento com visuais chiques.

Para o mesmo desfile da Dior, Alexa Chung decidiu invoar com um conjunto de alfaiataria off-white e Julia Fox surpreendeu a todos com seu desfile na passarela da Pressiat vestindo um vestido longo cinza com detalhes prateados e um extravagante casaco peludo que conta também com barras peludas na manga. A inspiração para o look foi uma versão mais moderna de roupas de esquimós e inverno.

O Papel do Paris Fashion Week no Mundo da Moda

A Paris Fashion Week (PFW) detém um papel insubstituível no universo da moda, servindo como um dos quatro principais eventos de moda ao lado de Nova York, Londres e Milão. Sua relevância transcende a apresentação de tendências; ela é uma celebração da criatividade, inovação e tradição, posicionando Paris como o coração pulsante da moda global.

Este evento semestral, dedicado às coleções de primavera/verão e outono/inverno, não apenas molda o futuro da moda, mas também reafirma a cidade de Paris como um ícone indiscutível de elegância e sofisticação. A PFW é uma plataforma onde a história e a modernidade se encontram.

As casas de moda mais prestigiadas, como Chanel, Louis Vuitton e Dior, compartilham o palco com designers emergentes, cada um trazendo sua visão única para as passarelas. Essa mistura de tradição com novidade fomenta um diálogo contínuo entre o passado e o futuro da moda, incentivando a inovação e a reinvenção constante. Além de influenciar as tendências da moda, a PFW é um motor significativo para a economia da moda.

Ela atrai uma multidão global de compradores, jornalistas, fotógrafos e influenciadores, gerando uma ampla cobertura midiática e oportunidades comerciais. As relações construídas durante a semana de moda entre designers, marcas e varejistas são cruciais para o ciclo da moda, impactando não apenas o que será vendido nas lojas nas próximas temporadas, mas também definindo direções para o marketing e a publicidade da indústria.

A PFW também desempenha um papel vital na promoção da sustentabilidade e da responsabilidade social. Muitos designers utilizam a plataforma para destacar práticas éticas, incluindo o uso de materiais sustentáveis e a promoção da diversidade e inclusão. Essas iniciativas refletem uma crescente consciência dentro da indústria da moda sobre sua responsabilidade ambiental e social, marcando a PFW como um líder em fomentar discussões importantes sobre o futuro da moda.

Conclusão e Tendências

À medida que a Paris Fashion Week 2024/2025 continua a desdobrar-se, é evidente que o evento não é apenas uma celebração da moda, mas também um reflexo dos valores e preocupações atuais da sociedade. As principais tendências emergentes desta temporada – sustentabilidade, diversidade, alfaiataria moderna, cores sóbrias e a exploração de tecidos e formas inovadoras – são um testemunho do dinamismo e da responsabilidade da indústria da moda.

A sustentabilidade, agora mais do que nunca, está no cerne das discussões, com designers apresentando coleções que não apenas encantam visualmente, mas também promovem práticas éticas e ambientalmente conscientes. A diversidade, tanto na escolha dos modelos quanto nos estilos apresentados, reforça o compromisso do setor com a inclusão e a representatividade, refletindo uma gama mais ampla de experiências e identidades.

A alfaiataria moderna, com um foco em linhas limpas e silhuetas refinadas, demonstra uma evolução na maneira como o luxo e a praticidade podem coexistir, desafiando as normas tradicionais da moda. As cores sóbrias, dominadas por tons de marrom, preto e cinza escuro, sugerem uma abordagem mais sóbria e contemplativa à estética da temporada, permitindo que os detalhes inovadores dos tecidos e as formas diferenciadas se destaquem.

Essas tendências, manifestadas nas passarelas da Paris Fashion Week, não apenas definem a direção estilística para as próximas temporadas, mas também refletem um compromisso mais amplo com a mudança positiva dentro da indústria. Elas são um lembrete de que a moda, em sua essência, é um diálogo contínuo entre a criatividade e a responsabilidade, projetando um futuro onde a beleza e a ética andam de mãos dadas.