Home EMPREENDEDORISMO Energia Eólica Offshore: entenda o que é e como funciona ...

Energia Eólica Offshore: entenda o que é e como funciona

A energia eólica offshore é considerada um dos tipos de geração de energia mais sustentáveis da atualidade. Saiba mais!

Energia Eólica Offshore

A Energia Eólica Offshore é um tipo de energia ainda pouco conhecida. Porém, é tão renovável quanto qualquer outro tipo de energia. Nos dias de hoje, fontes de energia renovável estão cada vez mais demandadas. Para saber mais, continue lendo o artigo, temos muitas informações interessantes sobre o assunto.

Atualmente, a busca é por um maior aproveitamento das forças naturais. Ao mesmo tempo, a energia elétrica offshore gera energia e contribui positivamente com o meio ambiente. Esta energia elétrica traz muito mais benefícios, mais do que muitos imaginam. Então, leia o artigo abaixo e conheça mais sobre o assunto.

Energia Eólica Offshore: o que é?

A Energia Eólica Offshore é um tipo de energia renovável. Esta energia vem do reaproveitamento das forças do vento, sopradas no alto mar. No geral, as ondas de vento são muito mais fortes e maiores do que as ondas normais, por isso são excelentes para a energia eólica. A criação de energia renovável está sendo considerada diferente e moderna. Além disso, a energia offshore utiliza estruturas montadas e preparadas em regiões diferenciadas.

Atualmente, o avanço da tecnologia tem servido bem aos produtores de energia Offshore. Ao montar essas plataformas sem equipamentos tecnológicos adequados, os danos poderiam ser irreversíveis. Ademais, este tipo de projeto está sendo considerado arriscado. Essas mega-estruturas estão sendo montadas com ajuda de inovações tecnológicas.

Como a Energia Eólica Offshore funciona na prática

Na prática, a Energia Eólica Offshore está sendo gerada através de ondas de ventos marítimos. Entretanto, existe um mecanismo de captação de ventos que ajuda com isso. Essa ferramenta transforma o vento em energia reutilizável. As turbinas eólicas são essenciais neste processo, visto que são construídos em corpos d’água, como os oceanos e rios.

Quais as vantagens deste tipo de energia?

A Energia Eólica tem muitas vantagens e é disso que vamos falar agora. A primeira vantagem deste tipo de energia é que se trata de algo renovável, sustentável e elétrico. Além disso, a instalação acontece em fazendas, que costumam ser grandes o suficiente para dar conta da demanda e não prejudicar a região.

Energia Eólica Offshore

No caso da Energia Eólica Offshore, as turbinas estão estrategicamente instaladas na água. Ou seja, a luta por algum pedaço de terra é inexistente. O mar é vasto o suficiente para comportar milhares de turbinas sem comprometer o ambiente marítimo. Neste caso, além de ser considerada uma fonte de energia renovável, a energia Offshore também é uma rede de produção de energia sustentável.

Quais as desvantagens?

Apesar de muitos benefícios, as redes de Energia Eólica Offshore também têm algumas desvantagens. Uma delas acontece durante a construção das turbinas e plataformas. Isso porque a construção causa grandes impactos na indústria pesqueira das regiões de instalação das turbinas.

Quando a implementação das turbinas eólicas acontece em pontos de pesca, os pescadores tornam-se proibidos de se aproximar ou pescar na região. Além disso, a presença das turbinas é altamente prejudicial aos peixes. Isso porque os peixes utilizam as turbinas como uma forma de se manterem protegidos e seguros, prejudicando a fauna local. Portanto, afeta tanto a fauna quanto o “ganha pão” dos pescadores.

Parques de Energia Eólica offshore

Atualmente, um dos lugares onde são feitas as instalações destes parques de Energia Eólica Offshore é em águas de natureza não muito profunda. Ou seja, que cheguem entre 60 a 80 metros de calado. Além disso, é necessário que seja uma área afastada das costas e de rotas de tráfego marinho, para evitar algum tipo de acidente.

Brasil

O Brasil é considerado pioneiro quando falamos de energia eólica. Ainda não temos uma usina de Energia Offshore no país. Ou seja, não temos captação de energia através dos ventos marítimos. Entretanto, já existem alguns projetos de desenvolvimento da primeira usina de energia Offshore no país.

A inauguração deve ocorrer por volta do ano de 2023, segundo as expectativas dos projetos. Ademais, os relatórios dos impactos ambientais também já têm data de emissão. O nome desta futura usina é complexo de Energia Eólica Offshore de Caucaia. O objetivo do complexo é suprir até 30% do consumo de energia de todo o estado do Ceará.

O complexo é o primeiro do país, mas terá mais potência do que qualquer usina de energia eólica instalada na região. O Complexo de Energia Eólica Offshore de Caucaia é uma megaconstrução e a estimativa de investimento é de mais de 6 bilhões de reais. Além disso, o projeto prevê a instalação de mais de 59 aerogeradores.

Energia Eólica Offshore é a solução mais sustentável para o futuro?

O Brasil e o mundo estão apostando cada vez mais na Energia Eólica Offshore. Esta é uma rede que pode promover maior sustentabilidade para o futuro. Atualmente, o Brasil é um dos países que mais sofrem com a alta no custo da energia elétrica e esta seria uma excelente solução para o problema. O custo da energia é um problema muito comum em outros países também.

O Brasil tem um grande potencial para a energia Offshore e pode gerar mais de 700 GW. Essa potência poderia ser alcançada em instalações com espaços aquáticos. Todavia, o novo Coronavírus causou um atraso significativo para a evolução do projeto brasileiro. No entanto, é provável que o Complexo de Energia Eólica Offshore de Caucaia saia do papel assim que a pandemia cessar.