Home MUNDO Influencers apostam no humor como sucesso Durante a pandemia,...

Influencers apostam no humor como sucesso

Durante a pandemia, influencers passaram a fazer grande sucesso com histórias curtas de humor cotidiano. Confira nesta matéria!

Camilla de Lucas é um fenômeno, inclusive com humor
Camilla de Lucas é um fenômeno, inclusive com humor

Fazer rir é fazer bem a saúde… e também fazer muito sucesso!

A longa história do humor e a comédia

O humor presente na comédia é um gênero antigo das artes performáticas humanas. Desde antes de Cristo, na Antiguidade, como na célebre cultura antiga grega, artistas se dedicam à ela no teatro. Buscavam entreter e divertir o público com a representação de situações engraçadas nos mais diversos contextos.

Houve também o surgimento dos circos em culturas da Ásia e Europa, reuniões com diversos artistas, nem todos buscando risos, mas o entretenimento. Mas com isso vieram também as figuras dos palhaços, verdadeiros especialistas na arte de provocar umas boas risadas. Os tempos passaram e diversos subgêneros, fórmulas foram surgindo, até mesmo misturando com o drama, as comédias dramáticas.

Já nos séculos XVI e XVII até mesmo o grande dramaturgo inglês William Shakespeare criou obras nessa vertente. Obras-primas imortais e universais, que continuam a ser performadas atualmente. Chegou então a era da sétima arte, o cinema, em fins do século XIX e o gênero também se fez presente. Desde as mais primordiais décadas, com os filmes mudos.

Charles Chaplin se imortalizou como um símbolo da comédia cinematográfica dos anos 1910 e 1920, quase sempre com uma crítica social embutida em seus trabalhos. Com o surgimento da televisão, longos programas de humor e seriados atraíam a audiência. Se trata de uma coleção de personagens variados, em situações inusitadas, com piadas e bordões ao redor do mundo todo.

Muitos se lembram, falando da televisão brasileira, de “Os Trapalhões”, “A Praça É Nossa”, “Zorra Total”, “Sai de Baixo” e “Escolinha do Professor Raimundo”. Também as pegadinhas, câmeras escondidas, ou flagras de situações engraçadas e constrangedoras fizeram muita gente morrer de rir. Até mesmo telenovelas com tom humorístico foram criadas, e algumas fizeram grande sucesso.

Conheça uma nova forma de entretenimento que vem atraindo milhões

Hoje, na era da internet, dos computadores, das redes sociais, e dos celulares, muitas pessoas preferem materiais de curta duração, no formato de pequenos vídeos. É neste nicho que cresceu enormemente, nos últimos anos, o número de influencers – pessoas que atuam produzindo conteúdo midíatico na internet – apostando no riso.

Pequenas histórias ou situações, gravações com poucos segundos, até mesmo sem fala, apenas com música de fundo e textos explicativos tem conquistado um público cada vez maior, que busca escapar, em alguma brecha do dia a dia, do stress, com umas boas gargalhadas.

ALGUNS NOMES DO MEIO

Ao portal de notícias Metrópoles quatro influencers, Isaias Silva, Camilla de Lucas, Pequena Lo e Vittor Fernando contaram um pouco sobre o trabalho e o sucesso que vêm fazendo. Chama a atenção o fato de que foi durante o período de isolamento social, em que milhões de pessoas tiveram que ficar em casa, com restrições na circulação em função da pandemia de Covid-19, que eles despontaram.

Isaias Silva, 23 anos

Natural de Minas Gerais, o jovem possui uma multidão de mais de 9 milhões de seguidores no Instagram. Mais gente que algumas grandes cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Brasília, e que alguns estados, como o Ceará e o Pará. Ele diz que o público de hoje em dia gosta de perder pouco tempo. Entra na rede social, acompanha alguns novidades, vídeos de poucos segundos, e volta a seus afazeres, com o humor revigorado.

Entre seus personagens, Rayane é considerada a mais famosa, uma figura caricata, que usa roupa chamativa, com direito à peruca vermelha, e virou uma marca registrada. A mãe dela também faz sucesso entre os seguidores, que reagem positivamente e com sugestões nos comentários.

Influencers fazem sucesso com humor

Camilla de Lucas, 28 anos

Do Rio de Janeiro, a influencer / comediante atua de forma profissional nas redes sociais desde 2017, mas foi em 2020, com a pandemia, que sua popularidade explodiu, aumentando em muitas vezes o número de seguidores. Hoje já são 10 milhões. A carioca também se faz presente, com sucesso, em outras redes, como YouTube, TikTok e Twitter.

Ela confessou que não esperava tamanho sucesso, e quando notou que até pessoas famosas estavam acompanhando seu trabalho, mal pôde acreditar, tomando um verdadeiro susto. Mas a alegria é grande, afinal, tamanho sucesso rende dinheiro. Também disse que o humor faz mesmo parte de sua vida naturalmente, do seu jeito de ser e assim tenta passar para o público situações pelas quais passa no dia a dia.

Pequena Lo, 26 anos

Nascida como Lorrane Silva, a influencer, que possui a condição de Pessoa Com Deficiência (PCD), já alcançou a marca de 4,6 milhões de seguidores no seu instagram e contou que o tudo começou como um meio para se divertir, mas com o sucesso passou a contar com a colaboração até de famosos, lançando até mesmo um brega funk, com DJ Dennis.

Com a chegada da pandemia houve um enorme crescimento do número de pessoas que acompanham os conteúdos dela, e desde então esta passou a ser sua principal ocupação e forma de ganhar renda. Além do humor, Lo traz ao público retratos do cotidiano das PCD, que não se trata apenas de enfrentar certas dificuldades, mas também de possuir uma vida social, com direito a festas.

Vittor Fernando, 28 anos

Paulista, Vittor Fernando é ator. Já participous de montagens de peças musicais da Broadway no Brasil. Começou a estourar mesmo no Tik Tok, onde possui mais seguidores ainda que no Instagram, rede em que 5,6 milhões de perfins o acompanha. Foi justamente durante o isolamento social que ele passou a postar conteúdo humorístico nas redes. O ator acredita que o público se identificou bastante com as situações apresentadas, por isso fazendo tanto sucesso.

Uma característica de seus personagens é um filtro especial. Que lhes conferem um rosto mais engraçado e isso se tornou uma marca do trabalho. A popularidade é tão grande que já  viralizou inclusive na forma de figurinhas e animações para outras redes, como as de mensagens instantâneas Whatsapp e Telegram.